sábado, 30 de agosto de 2008

Sugestão de livro | Crítica e Clínica


A leitura do livro Crítica e Clínica, de Gilles Deleuze, penso ser o que mais de contemporâneo podemos ler sobre o acontecimento Livro: texto de Deleuze da imagem do Verso
"É através das palavras, entre as palavras, que se vê e se ouve. Beckett falava em "perfurar buracos" na linguagem para ver ou ouvir "o que está escondido atrás". De cada escritor é preciso dizer: é um vidente, um ouvidor, "mas visto mal dito", é um colorista, um músico.
Essas visões, essas audições não são um assunto privado, mas formam as figuras de uma história e de uma geografia incessantemente reinventadas, É o delírio que as inventa, como processo que arrasta as palavras de um extremo a outro do universo. São acontecimentos na fronteira da linguagem. Porém, quando o delírio recai no estado clínico, as palavras em nada mais desembocam, já não se ouve nem se vê coisa alguma através delas, exceto uma noite que perdeu sua história, suas cores e seus cantos. A literatura é uma saúde.
Esses problemas traçam um conjunto de caminhos. Os textos aqui apresentados, e os autores considerados, são tais caminhos. Toda obra é uma viagem, um trajeto, mas que só percorre tal ou qual caminho exterior em virtude dos caminhos e trajetórias interiores que a compõem, que constituem sua paisagem ou seu concerto.
Gilles Deleuze

A tradução de Pelbart é primorosa. Talvez pudesse funcionar como uma espécie de ‘modelo de texto traduzido e a sua respectiva nomenclatura da AI’ relativa, talvez e pelo menos, à superfície de seus conceitos maiores.

Tudo de bom

[]’ & b’ Juan

Nenhum comentário: