segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Lançamento: Cine Clube Deserto Verde



Apresenta:
ÁGUA, TERRA E LIBERDADE

DIA 15 DE AGOSTO,
SEXTA-FEIRA,
21 HORAS,
CINE METRÓPOLIS,
A entrada é franca.

3 documentários de curta-metragem marcam a abertura das atividades do cineclube deserto verde:
  • ADEUSBEIJU | de Rogério Medeiros,
  • SAPO NO PÉ DO BOI SEMPRE SAI PISADO | de Ricardo Sá e
  • A RETOMADA DO LINHARINHO | direção coletiva.
Além da exibição, acontecerá também um debate com representantes das comunidades quilombolas e estudiosos do assunto, e depois disso uma apresentação musical com dupla de viola do Quilombo São Domingos.
Haverá também degustação de beijus e outras iguarias do norte do ES, como forma de convidar para o Festival do Beiju que acontecerá no final de agosto na região do Sapê do Norte. O objetivo é fazer deste encontro um momento de vibração positiva, unindo cinema, conhecimento, música e alegria. Pois não só de briga sobrevive a luta.
A idéia do cineclube é aglutinar pessoas interessadas na discussão do Deserto Verde. Já não são poucos os partidários da luta anti-celulose no Estado. Cada vez mais intelectuais de posicionam contra o poder das grandes empresas plantadoras de eucalipto, que afeta diretamente a vida dos quilombolas, ribeirinhos e indígenas.
A promoção do evento é da FASE e da Comissão Quilombola de Sapê do Norte, com o apoio do jornal eletrônico SÉCULO DIÁRIO e da CUT. Durante o evento, será lançado o dvd com os filmes exibidos na noite, que serão comercializados a 15 reais com 1/3 do valor revertido para as ações do Movimento Quilombola no norte do ES. Outros produtos da FASE estarão em exposição para consulta ou aquisição.

Sobre os filmes

Adeus Beijou mostra o significado do Festival do Beijou para a luta quilombola
Sapo no pé do boi sempre sai pisado revela a luta cotidiana de comunidades quilombolas pelo acesso à água
A Retomada do Linharinho analisa a ocupação do quilombo do Linharinho, ocorrida em julho de 2007, que culminou com a retirada de 300 quilombolas da área em conflito.

Nenhum comentário: