sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pelo Fim da Violência Contra a Pessoa Idosa

Hello People,

No dia 15 de junho de 2011 foi comemorado o 'Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa' e em Vitória foram realizadas algumas conferências com o intuito de debater o assunto.

Em Vitória, hoje em dia, o Centro de Referência de Assistência Social - CREAS - conta com uma equipe psicossocial para atender os casos/denúncias de idosos vítimas de violência. O que fazer se conhecer algum idoso vítima de violência? Se for no munícipio de Vitória, você pode ligar para o serviço 'Fala Vitória' - 156.

Se preferir, você pode ir à Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas - inaugurada recentemente!! O telefone é 3227-9545, encontra-se na Av. Nossa Senhora da Penha, 2290, Santa Luiza, Vitória-ES CEP 29045-402.

Ou mesmo, você pode ir ao Ministério Público e procurar o Centro de Apóio Cível e de Defesa da Cidadania. O MP fica próximo à saída da Terceira Ponte - sentido Vila Velha/Vitória. Caso queira ligar para obter informações 3194-4500.

Vale ressaltar que, esses órgãos competentes, só serão acionados quando ocorrer violência, seja física, psicológica, patrimonial, etc. Infelizmente, a violência contra o idoso é silenciada (e efetuada) pelos próprios filhos e parentes próximos, sendo comumente denunciada por vizinhos ou profissionais da rede básica de saúde e/ou assistência.

Cabe, aqui, neste momento, não polemizar a violência ou o envelhecimento. Um sonhar, talvez. Ou um desejo ao apagar as velhinhas de aniversário. Fecho os olhinhos e peço ‘não precisar acionar ninguém mais!’.

Se eu contar, o desejo se realiza do mesmo jeito. :P

Nenhum comentário: