quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

tempo em vida | festa cigana


A Dança era Cigana, uma arte! Ritmos e passos que falam da história de um povo milenar. A energia que move a vida, e é dessa forma que a dança cigana ensina. Para os ciganos: “Dançar é conhecer a vida, é ser a vida!”. Festa de Fim de ano, movimentando o corpo, a alma e as professoras. Gente nova chegando....muitas dúvidas. Mas é tempo de que? É mensurável? Quanto dura? O que se faz com o tempo? O que temos feito da Vida e o do Tempo? Algumas pessoas nos ajudaram a pensar sobre essa questão. Dentre eles uma poetisa...

Eu acho que a vida anda passando a mão em mim Quanto tempo? Dois dias
Eu acho que a vida anda passando a mão em mim Como assim?
Eu acho que a vida anda passando
Como anda seu tempo? Curto...

Eu acho que a vida anda Como? Quem? Roxo?
A vida anda em mim Uns vão embora outros chegam...

A vida anda
Eu acabei de chegar.

Eu acho que há vida em mim
Que? Como assim?

Há vida em mim
Amar. Dançar. Comemorar. Festa. Beber. Curtir. Brincar. Rebolar. Divertir. Ser Feliz.

Acho que a vida anda passando
Tempo anda? Por onde passa?

A vida anda passando a mão em mim
É tempo de fugir

E por falar em sexo
Eu cheguei agora!

Quem anda me comendo é o tempo Como assim? Não sei!

Se bem que já faz tempo, mas eu escondia
De nada

Porque ele me pegava a força e por trás Cada pergunta que você faz!

Até que um dia resolvi encará-lo de frente e disse:
Tempo de voltar a existir...

Tempo, se você tem que me comer que seja com meu consentimento

E me olhando nos olhos
Posso responder depois?

Eu acho que eu ganhei o tempo
Tempo para que? Para... pra... Do que? O que?

De lá pra cá ele tem sido bom comigo
É Tempo de brincar. De flor. Férias.

Dizem que ando até remoçando...
É tempo de receptividade. Fugir. Ser feliz. É tempo de tanta coisa...
É tempo de compor a vida, de perceber o que é essencial.
É tempo de que?

(Poema de Viviane Mosé - Vida/Tempo que foi entremeado pela fala de todos o que participaram da festa de fim de ano do PPPSI diante da pergunta: é tempo de que?)


Nenhum comentário: